Meio Bit » Arquivo » Software » Microsoft patrocinando o Censo Open Source

Microsoft patrocinando o Censo Open Source

16 anos atrás

Quanto do mundo corporativo usa realmente software Open Source? Qual softwares? Em que situações? Se você perguntar para um freetard qualquer ele pintará um quadro onde a Microsoft vende 3 cópias do Vista por ano e servidores Windows estão sendo atirados pelas janelas, enquanto virgens (são os programadores Python) jogam flores para um cortejo de pinguins trazendo as lindas máquinas IBM rodando Linux. Se perguntar a um Wintard, Linux só roda em uma máquina de proxy web, mesmo assim por causa dos estagiários comunistas da Infra.

Nenhuma das visões é muito realista (exceto pelas projeções de venda do Vista) e trabalhar com achismo não leva ninguém a nada.

opensourcecensus

Por isso o Censo Open Source. Uma iniciativa da Microsoft, ActiveState, EnterpriseDB, Laboratório de Open Source da Universidade do Oregon, IDC, Open Solutions Alliance, Open Source Business Foundation, Unisys e outros.

O censo é feito através de um programa que escaneia sua máquina, pesquisa pacotes Open Source instalados, gera um relatório e envia para o site do projeto. Não é feita coleta de emails, é totalmente anônimo. O registro pede apenas um nome e senha. Há versões para Windows, Linux, Solaris, Mac e BSD.

"Oh, Microsoft malvada vai escanear minha máquina e roubar meus arquivos" - Se eu fosse o Ballmer diria "vá pro inferno", mas como não sou, digo: O programa OSS Discovery é Open Source, sob licença AGPLV3. Se você não confia, baixe o fonte, examine e compile você mesmo.

O esforço ainda está em sua infância, só foram escaneadas 1300 máquinas em 2 meses, achando 746 pacotes Open Source, mas os resultados já estão sendo divulgados. O Firefox por exemplo é o número 1, presente em 83% das máquinas testadas. O sistema operacional Linux mais usado é o Ubuntu, com 47% das máquinas, em segundo o Debian, com 13%.

Fonte: Linux World

relacionados


Comentários