Meio Bit » Arquivo » Internet » "Unfriend" é a palavra do ano, segundo Oxford

"Unfriend" é a palavra do ano, segundo Oxford

14 anos atrás

Fim do ano aí, e já começaram as premiações, eleições e outros eventos do tipo. O tradicional Dicionário Oxford, da universidade americana inglesa homônima, já escolheu a sua palavra do ano, e ela é… unfriend.

É, é estranha, eu sei. É um verbo, o que complica ainda mais as coisas. Segundo a explicação do blog oficial, unfriend significa deixar de ser amigo de alguém numa rede social, como o Facebook.

Christine Lindberg, a lexicógrafa sênior do programa de dicionário americano da Oxford, diz que no contexto das redes sociais, o significado da palavra é conhecido, e que, assim, sua adoação como um verbo moderno faz dela uma escolha interessante para a palavra do ano. A palavra unfriend, aliás, transmite a ideia de friend (amigo, em inglês) enquanto verbo, algo que, embora exista, caiu em desuso há mais de três séculos. Ela termina sua declaração fazendo piadinha lexicográfica, dizendo que unfriend tem “lex-appeal” 😛 .

unfriend-facebook

E a palavra do ano em português? Provavelmente seria “desamigar”, pouquíssimo usada, e menos ainda no ambiente da web.

Eu não seu quais os critérios usados pelo pessoal do Dicionário Oxford para eleger essas palavras do ano, mas parece que eles são meio falhos. Desde 2005, quando elegeram podcast, nenhuma das palavras eleitas emplacou. Em 2008, foi hypermilling, um estranho conceito de otimização do motor e de técnicas de direção visando economia de combustível. Em 2007, bacn, uma variação do spam, aquele “desejável”, que também não colou. Parece que a de 2009, mais uma vez, não trará de volta o prestígio das escolhas do final de década de 1990. Em 1998, o verbo to Google, e em 1999, blogger.

Unfriend concorreu com várias palavras, de diferentes áreas, incluindo algumas outras de tecnologia, como netbook e hashtag. Sagrou-se campeã, e agora é torcer (ou não) para que ela não caia em desuso.

Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários