Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Fim do Kurumin?

Fim do Kurumin?

16 anos atrás

Hoje lendo o Fórum PCs, me deparei com o post falando sobre o fim da distribuição do Linux Kurumim.

Acompanho o trabalho do Morimoto desde 2001, com o seu site Guia do Hardware e, em 2003 lançou sua própria distro de Linux: o Kurumin. Porém parece que por conta de pouco tempo para desenvolvimento do sistema resolveu desligar as turbinas e esta semana declarou o seguinte no Fórum GDH:

 

"Só para dar uma satisfação com relação ao lançamento de novas versões, estou atualmente trabalhando em outros projetos (os livros impressos e as atualizações do site), por isso não estou tendo tempo para trabalhar no sistema.
Algumas pessoas sugeriram que simplesmente fosse trabalhando aos poucos, conforme sobrasse tempo, mas acredito que isso não funcionaria muito bem, pois as pessoas esperam um sistema um sistema completo, estável, polido, com documentação, com suporte e tudo mais, o que naturalmente é impossível construir com apenas algumas horas de trabalho esporádico.
Hoje em dia existem também um número muito grande de outras distribuições voltadas aos usuários domésticos e aos iniciantes, incluindo o Mandriva e o Ubuntu, que dispõe de uma fonte quase inesgotável de recursos financeiros. É um cenário bem diferente do que tínhamos em 2003, quando comecei a trabalhar no Kurumin, quando as distribuições eram muito mais problemáticas e difíceis de usar e o Linux era usado por bem menos pessoas."

 

Para falar a verdade, a única experiência que tive com Linux foi com um cd de boot do Kurumim que rodava direto do drive e, portanto, não posso avaliar a qualidade do Kurumin em relação aos seus semelhantes. Porém, de qualquer forma, tenho a certeza que o trabalho do Morimoto contribuiu significativamente para o desenvolvimento do Linux aqui no Brasil. E, façamos votos de que continue se destacando com seus projetos.

Fonte: Fórum PCs

relacionados


Comentários