Renan the Geek said:
A Valve, que mantém o Steam, cede o sistema aos distribuidores de jogos. São eles que são quem decidem onde o jogo pode ser comprado ou não. Por exemplo, a Ubisoft resolveu não vender o Assassin's Creed 2 via Steam no Reino Unido (vai saber o porquê).
Mais uma coisa que eu não sabia sobre a Steam, Renan! Eu acreditava que eles armazenavam os arquivos dos jogos. Eu também não sabia que a Valve negociava lotes de seriais para colocar a venda (o que é algo bem lógico mas que nunca me passou pela cabeça!) e que ocasionalmente estas seriais se acabavam, como aconteceu com o Fuel recentemente.
Renan the Geek said:
Eu não sei de nenhum jogo que seja vendido em outros países que seja barrado aqui - se houver, deve ser algum MMO que bloquearia o seu acesso de qualquer jeito.
Você esta certo, o motivo da minha duvida é por eu estar interessado em comprar o Final Fantasy XI, que não aparece na loja quando eu acesso normalmente aqui em casa, apenas usando um Proxy. Eu já entrei em um fórum sobre MMO para tirar esta duvida e não encontrei uma resposta, mas fiquei com a impressão que todos ali que jogavam FFXI compraram através da Amazon. Isso me leva pensar se eu não poderia comprar o jogo pela Amazon e ativa-lo pela Steam (Apesar de eu não saber ainda como fazer isto!).
Quanto aos jogos bloqueados aqui no Brasil, alem do Final Fantasy XI eu sei que os jogos da Rockstar Games, mais especificamente a série GTA, também são bloqueados, apesar de não saber o motivo!
Renan the Geek said:
P.S.: tome apenas o cuidado na hora de usar o Steam em outro país, pois a Valve pode imaginar que você cedeu sua conta pra outra pessoa. Eles podem te banir ou cancelar sua conta, causando um prejuízo enorme... Recomendo entrar nos fóruns do Steam e perguntar como proceder durante uma viagem pra que eles saibam que você é você mesmo.
Eu vou atrás de mais informações, muito obrigado!