Em um tópico do meio bit eu havia dito que tinha comprado um dingoo. Alguns pediram pra eu desse a minha opinião depois que ele chegasse.
Passados uns 20 dias, a criança chegou. Como eu não tenho muito contato com outros portáteis, vou colocar apenas as minhas impressões gerais, também nã vou colocar especificações técnicas porque isso já tem aos montes na internet.
preço:75 dólares (essa é a melhor parte dele)
Tamanho/peso/acabamento:
Pra um eletrônico de marca chinesa genérica, o acabamento dele é muito bom. Os controles copiam descaradamente o snes ou o DS, o que é uma ótima coisa. A cruzinha não facilita muito as meia-luas nos jogos de luta, mas a mesma coisa acontecia no snes, então no geral o controle é bom. Ele é muito leve, leve o suficiente pra não precisar saber quantas gramas são. Ele é também bem pequeno, pequeno o suficiente pra você levar no bolso pra qualquer lugar e ele não chama a atenção passando por um mp4 genérico qualquer(o que de certo modo ele é). Tem bateria interna recarregável (não é pilha) e parece durar bem, umas 6h de jogo pelo menos.
Emulação: A emulação de snes é razoável, não é perfeita e apresenta problemas nos sons(principalmente os graves). Mas quem já emulou no PC sabe que o som é um problema pra vários emuladores de snes. Eu diria que é totalmente jogável, algum jogador mais exigente talvez vai se frustrar em jogos de ação, mas pro meu gosto é suficiente. Neogeo emula melhor que snes, som bom mas com framskip, é perfeitamente jogável a não ser que você queira jogar um kof muito a sério contando cada frame de golpe. CPS2 emula relativamente bem, o som é bom mas os gráficos tem um pouco de framskip. CPS1 emula bem, cadillac & dinossaurs rodou que é uma beleza :). No snes o chrono triger rodou bem inclusive com som bom.
Video: O único problema é que não suporta legenda, mas como isso é resolvível via software, acho que no futuro pode melhorar. A parte boa é que ele roda quase que qualquer formato direto, sem precisar codificar. Já deixei de comprar players de video na faixa de preço do dingoo pelo incoveniente de ter que recodificar os vídeos, no caso dele não precisa, rodei flv por exemplo sem precisar fazer nada.
Resumindo acho que foi uma ótima compra, a emulação dele não é 100% mas é bem jogável e considerando o preço dele e que ele já vem com 4 giga interno e ainda opção para sdcard, ele tem relação custo/benefício muito boa. Outra coisa legal é que ele é realmente portátil e você sente mesmo vontade de levá-lo pra qualquer lugar. o PSP por exemplo é legal e faz mas coisa que ele mas chama muita atenção e você não leva no bolso pra qualquer canto. A função de ligar na TV funciona bem também. Só achei lamentável ele não ter a opção de aceitar um outro controle conectado nele por usb pra 2 jogadores, aí sim ficaria mais legal ligar na tv. Eu acho isso tecnicamente possível pois ele já tem entrada usb, roda algum tipo de linux internamente, como a plataforma é aberta talvez algum herói faça isso.
Deixo apenas meu protesto porque gostaria que as produtoras vendessem suas roms por um preço bom na internet. Mas falo de vender a rom mesmo, não uma versão emulada do jogo pra plataforma x,y,z. Se eles fizessem isso quem curte emulação não ficaria legalmente restrito as roms de cartuchos que possui e poderia comprar as roms, por um preço razoável eu seria o primeiro a comprar.