Me perguntaram o que veio antes do big-bang. Sei lá, eu não sou astrônomo. Alguém pode me ajudar?
Acompanhe
Me perguntaram o que veio antes do big-bang. Sei lá, eu não sou astrônomo. Alguém pode me ajudar?
Não.
Exceto as teorias que consideram a materia fruto de flutuações do vácuo quântico, no geral essa é uma pergunta sem resposta.
Dejavù?
So eu?
Ah, e respondendo a pergunta;
Oq veio antes do BigBang foi a mesma coisa que veio antes de Deus.
Não! [3]
PS2:
No coments.
Não tem como lhe explicar o que veio antes do big bang, pois naquela época a língua universal do universo era outra, e não sobrou ninguém para relatar esse pequeno evento...
Infelizmente essa é uma pergunta em que a resposta se perdeu
É só dizer que antes do Big Bang só havia Valhala
O tempo foi criado junto com o espaço. Da perspectiva de nosso universo, não houve "antes" do Big Bang. O começo do nosso universo é o tempo zero. Se isso não faz sentido, tente pensar no seguinte: o que há ao norte do polo norte?
Isso é uma teoria defendida por Stephen Hawkings, Albert Einsten e outros cientistas. De acordo com eles, o espaço e o tempo são definidos pela matéria e pela energia neles contidos. Portanto, não existe nada antes do começo do universo, nem nada depois dele, nem nada fora dele.
Mesmo que existam outros universos além do nosso (e aqui estou excluindo os universos ditos "paralelos" - não gosto desse termo - do nosso), não faz sentido dizer que um ou outro surgiu antes ou depois de nosso universo, pois o tempo de um não tem nada a ver com o tempo do outro.
O professor Hawkings discorre mais sobre isso neste link: http://berkeley.edu/news/media/releases/2007/03/16_hawking_text.shtml
Renan the Geek said:
O tempo foi criado junto com o espaço. Da perspectiva de nosso universo, não houve "antes" do Big Bang. O começo do nosso universo é o tempo zero (...) pois o tempo de um não tem nada a ver com o tempo do outro.
Perfeito Renan the Geek.
É realmente incrível como a física pode extrapolar os limites terrenos e ganhar um foco não apenas "universal", mas sim de vários ou infinitos universos.
Uma das primeiras coisas à ser feita pra tentar internalizar isso é tratar o tempo como algo palpável/manipulável, que é diferente em cada local. Sem isso, boa parte da física moderna cai por terra.
Antes, eistia o campo de distorçao da realidade de steve jobs.
Vi ontem um filme no History em que um cientista ou astrônomo ou astrólogo, sei lá, disse que antes do big-bang tinha outro big-bang e outro antes etc. Isso bate com o que o Renan the Geek disse: esse universo foi criação desse big-bang. O universo antes desse foi criado por outro big-bang. O Wallacy e o Rafael Silva, falaram que não há resposta para a questão. Loucura total!
le.vagabonde said:
Vi ontem um filme no History em que um cientista ou astrônomo ou astrólogo, sei lá, disse que antes do big-bang tinha outro big-bang e outro antes etc. Isso bate com o que o Renan the Geek disse: esse universo foi criação desse big-bang. O universo antes desse foi criado por outro big-bang. O Wallacy e o Rafael Silva, falaram que não há resposta para a questão. Loucura total!
Nenhuma loucura amigo.
A grande verdade é que essa é de fato uma pergunta sem resposta, diversos cientistas ESPECULAM, o que de fato poderia ter existido antes. Você citou o comentário do Renan the Geek, porém não entendeu ele. Ele não disse que existia uma resposta e sim que, segundo os físicos essa é uma pergunta que não possui uma resposta pois não existia nada, nem tempo, nem espaço, nem nada para "algo" ser a resposta.
Como eu disse, exceto nas teorias que dizem que a matéria é fruto de flutuações do vácuo quântico, que daria como resposta obviamente que antes existia vácuo quântico, nenhuma linha da física/astrofísica/etc que de fato teoriza o que existia antes do big-bang.
Vi o mesmo documentário que você, e em momento algum foi afirmado nada, só especulado, como bem frisou o cientista (esqueci o nome) iniciando a frase com: "Acredito que antes do big-bang"...
Especulação é a única coisa que a ciência moderna possui sobre esse assunto. Se não estou enganado, Einstein disse que essa pergunta seria impossível de responder (sim, impossível) pois toda nossa física se baseia no conceito de espaço/tempo, e como o espaço/tempo só surgiu após o big-bang.
Sua pergunta é muito boa, mais sem uma reformulação completa de nossa ciência, é improvável que exista uma resposta. A não ser é claro, com relação a teoria que diz que a matéria é fruto do vácuo quântico, o que fez surgir algumas teorias (ainda em descredito) de que antes haveria o vácuo quântico que originou a singularidade (que é algo) por trás do big-bang. Porém no geral existe um concesso que a melhor resposta para essa pergunta ainda é: Nada (ou seja, não existia nada de fato) ou: Não sei, já que qualquer coisa poderia existir antes porém não seria possível determinar o que é, logo a resposta para essa pergunta não poderia ser determinada.
Para ser mais preciso, nem precisamos ir para "antes" do big-bang, não é possível determinar o que aconteceu durante o tempo 0 até o Tempo de Planck, já que as leis da física não valeriam também.
É bem chato não é? Mais compreensível já que estamos limitados a as leis vigentes do universo.
"Há uma teoria que diz que se um dia alguém descobrir exatamente qual é o propósito do Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais bizarro e inexplicável.
Há uma outra teoria que diz que isso já aconteceu."
- Douglas Adams, "O Restaurante no Fim do Universo"
Krash Destrutor said:
"Há uma teoria que diz que se um dia alguém descobrir exatamente qual é o propósito do Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais bizarro e inexplicável.
O Krash ganhou o tópico.
Depois de ler o post do Wallacy, tenho que lembrar também que há teorias que dizem que havia algo sim antes do Big Bang. Para algumas, a vida do universo é cíclica e ele contrai e expande periodicamente, e nesse caso faz sentido falar em antes do Big Bang, mas ainda assim seria impossível detectarmos o que havia antes ou viajarmos para antes de nosso universo. Se assumirmos que o tempo é simétrico, o mesmo vale para o depois.
Krash Destrutor said:
WIN!!!
Renan the Geek said:
O Krash ganhou o tópico.Depois de ler o post do Wallacy, tenho que lembrar também que há teorias que dizem que havia algo sim antes do Big Bang. Para algumas, a vida do universo é cíclica e ele contrai e expande periodicamente, e nesse caso faz sentido falar em antes do Big Bang, mas ainda assim seria impossível detectarmos o que havia antes ou viajarmos para antes de nosso universo. Se assumirmos que o tempo é simétrico, o mesmo vale para o depois.
A teoria inicial era essa mesmo, o problema é que a tal energia escura. O universo não está desacelerando e sim acelerando, logo ele não irá se contrair novamente.
Por isso tal teoria não é mais aceita, ao se descobrir a tal energia escura o único destino provável do universo é um mar cheio de entropia.
O que é bem triste, pois a teoria que a gravidade faria com que os corpos celestes iriam se unir novamente em uma singularidade era simples e resolvia o problema da pergunta... Ninguém também ficava se preocupando em saber quantos ciclos aconteceu, saber que era um ciclo já era o suficiente.
Agora a energia escura vem ai e estraga toda a festa! Não só torna o fim desse universo uma coisa extremamente chata, se consumindo na própria entropia, como colocou uma incógnita maior no que diz respeito a origem no nosso universo.
Tem hora que penso que de fato a ignorância é uma bênção...
Wallacy disse:
Por isso tal teoria não é mais aceita, ao se descobrir a tal energia escura o único destino provável do universo é um mar cheio de entropia.
Agora a energia escura vem ai e estraga toda a festa! Não só torna o fim desse universo uma coisa extremamente chata, se consumindo na própria entropia...
Tem hora que penso que de fato a ignorância é uma bênção...
Concordo em gênero, número e grau, e vou mais longe: a entropia (em resumo, degeneração) é válida até para a gravidade. O universo vai degenerar, vai se destruir, É só esperar.
sobre antes do big-bang, a resposta é que nao havia nada... nao havia matéria, (E=MC²) mostra que massa e energia sao manifestaçoes diferentes da mesma coisa... e como o ponto em que tudo estava era muito quente e denso, a materia nao pôde se materializar, nessas condiçoes os atomos nao existiam, a matéria tambem nao... havia apenas energia... nao havia tempo por que nao havia espaço, o espaço é a distancia entre coisas no universo, como o espaço entre vc e o copo d'agua... mas como nao havia nada nao havia espaço. o tempo tambem nao existia... por que o tempo e o espaço sao, segundo a teoria da ralatividade, uma trama unica. nao havia movimento... e nao havia nada antes dele... pode parecer estranho mas é isso. o que acontecia era uma "singularidade" e uma singularidade é simplesmente algo que a fisica nao pode explicar, é onde todas as equaçoes falham. pra ter uma ideia é como um buraco negro, ele tambem é uma singularidade, a materia cai em si mesma nun punto tao desnso que nada o escapa e nada há lá... nem tempo nem espaço... ele rompe o tempo-espaço de modo que as leis da fisica e as equaçoes conhecidas nao sao capazes de descrever o que ocorre, se é que algo ocorre... como o tempo nao existia vc nao pode perguntar o que tinha lá antes... pense nun buraco negro... antes dele tinha uma gande massa que se tornou um buraco negro, mas depois de algo se tornar um buraco negro, ele ira distorcer o tempo-espaço de tal maneira... que a singularidade passa a existir antes da propria materia que formou o buraco negro. por fim... nao havia nada, o tempo nao passava... e nao aconteceu em lugar nenhum. aceite isso.
Você deve fazer login para publicar.