luizzeross's picture
Membro desde: 10-Jan-2008
295 tibs
SLI ou XBOX 360 ???
07/06/2008 - 17:15

A idéia é a seguinte: 2x nVidia XFX 8600 GT 256 MB DDR 3 daria um desempenho bom? Tenho apenas uma, em Lost Planet, em resolução satisfatória consigo de 30 a 40 FPS, já vi o game num Xbox 360, e mais ou menos igual, só que no PC tenho o ganho do mouse+teclado. Joguei o demo do "Race Driver GRID", fiquei abismado, os gráficos são melhores que Project Gotham Racing 4 que vi na casa de um amigo, e ainda roda com o FPS travado, mesmo quando enche a tela de fumaça, o game continua rodando "smoothly" =) . Dai, empolguei-me em fazer SLI. Porém, o console teria a vantagem de que quando sai o game pra ele, ele sai otimizado pra plataforma, pra não rodar devagar, pois em vgame não tem como fazer upgrade igual num PC. Pra mim, o SLI vai custar cerca de apenas mais 250 reais, pois ja fiz um upgrade geral 3 a 4 meses atrás, e se fosse comprar um xbox360, sairia mais de 1000 conto, e o SLI vai ter um desempenho bom, 2x 8600 DDR3 e tals...... MAIS QUE DUVIDA!!!

Keaton's picture
usuário VIP

Membro desde: 10-Nov-2006
3292 tibs
+ conexão
Re: SLI ou XBOX 360 ???
07/06/2008 - 17:29

Eu iria de XBOX 360, afinal.. tu vai poder jogar jogos do XBOX 360 também. Smiling

luizzeross's picture
295 tibs
+ conexão
Re: Re: SLI ou XBOX 360 ???
07/06/2008 - 20:31

Pois sim, jogos como PGR3 ou 4, e Ninja Gaiden, e os games da Rare que também são legais.

___
Um slime, dois slimes, três slimes, quatro slimes... um King Slime

Fabião's picture
usuário VIP

Membro desde: 26-Dez-2007
2683 tibs
+ conexão
Eu acho que não compensa. O
07/06/2008 - 17:50

Eu acho que não compensa.

O ganho de desempenho com SLI ainda não coloca a 8600 no patamar das VGA mais parrudas. Aí depende do que você chama de "desempenho bom": A 8600 sozinha já quebra o galho, mas colocando o desempenho dela contra uma placa mais high end, ela é bem "mais ou menos", mais pro lado do "menos". Isso eu falo por experiência própria: Há um abismo entre um SLI de 8600GT e uma HD3870, que custa pouco mais do que isso.

Confere aqui.

Vende a 8600GT (Eu vendí a minha fácil, tinha 3 amigos disputando) e compra uma HD3870 (paguei 590 numa da Sapphire). Bate facinho um SLI de 8600GT, e vai te custar só uns 100 contos a mais.

Ou tem as 9600Gt por nem 500, se você detestar a ATI. No Mercado Livre. Diretamente na loja sai mais caro, mas pouca coisa.

E claro que tudo isso vai depender da fonte que você tem. O TDP de uma 8600GT é de 50W. Duas é 100W. De uma HD3870 é 110W.

Agora, sobre escolher o Vídeo Game ou não, aí é opção pessoal. São coisas diferentes. Só pra jogar, e apenas pra isso, console é bem melhor. Mas SLI não dá 3 red lights, né...

luizzeross's picture
295 tibs
+ conexão
Re: Eu acho que não compensa. O
07/06/2008 - 20:28

Salvou minha vida!! Po, tu tem essa ATI ai? Ja testou o demo do GRID? E ai, qual o desempenho? Roda a acima de 40 fps com resolução doentia?
___

Fabião's picture
usuário VIP

2683 tibs
+ conexão
Re: Re: Eu acho que não compensa. O
07/06/2008 - 23:24

TUDO ligado (Ultra), 4xAA, 1080p (1920x1080):

Comentário da minha mãe: "Nossa Fabio, tá passando corrida essa hora na TV ?" Há de se tirar o chapéu pra Codemasters neste jogo, sem dúvida.

Como nem tudo são flores... eheheh...

Peço desculpas pelo monte de imagens.

O review que o Marcellus fez da HD3850/3870 não fez jus a placa. Foi completamente capado pelo processador. Com o Catalyst 8.5 e um processador que não crie gargalo, o único jogo que a placa não roda com tudo ligado é Crysis, mas isso não é novidade porque nenhuma placa roda direito mesmo.

luizzeross's picture
295 tibs
+ conexão
Re: Re: Re: Eu acho que não compensa. O
08/06/2008 - 00:39

Sim, ficaram excelente as imagens, o Crysis eu nem dei atenção, ainda mais depois que meus colegas que so jogam shooter falaram que o jogo so tem gráfico e física aplicada, deixando o enredo a desejar demais! Mas o GRID eh o jogo!! A Codemaster consegue fazer grafico bom sem matar as VGAs. Po, mas ai que ta: colocar 550 conto aqui e me matar pra tentar vender essa 8600 e passar raiva quando quiser usar a aceleração grafica dela no linux, ou o maldito xbox360, lembrando que tive um Wii, vendi pq anda fraco de lançamentos, ja joguei o que queria e mandei ele embora, dai, tinha comprado um monitor 22 Wide LCD da LG (TV/Monitor, nao Monitor/TV) so pra jogar, e agora to com essa coisa enorme na minha frente sem tanta utilidade, a não ser poder navegar os arquivos pelo konqueror e ver mais colunas, ver mais colunas das tags id3 das mp3 no amarok, e assistir video(anime) "mais maior ainda". O xbox360 ia ficar bem aqui, usando a hdmi dessa tv pela primeira vez e jogando na velocidade nativa do game pela Codemasters (este e varios outros)...........so que o preço..........
___

Fabião's picture
usuário VIP

2683 tibs
+ conexão
Re: Re: Re: Re: Eu acho que não compensa. O
08/06/2008 - 09:36

Eu nem sei como ficaram as ATI no linux... Tenho até medo de instalar usando a 3870. Não tenho a menor idéia do que vai ocorrer.

Mas estou até curioso pra ver. Vou instalar o Ubuntu hoje e ver o que consigo. As vezes melhorou... já me disseram aqui que melhorou.

Sobre o X360: É um ótimo video game. Jogos fantásticos. Adoraria ter um. Mas, realmente não estou a fim de gastar 1300 paus pra ficar rezando pro video-game não quebrar do dia pra noite e eu perder o investimento. Ai vai da sua coragem... ehehhe...

Salsinha's picture
Membro desde: 29-Mar-2008
2086 tibs
+ conexão
Re: Re: Re: Re: Re: Eu acho que não compensa. O
08/06/2008 - 09:46

Oi fabião! Mais uma vez se adiantando às minhas perguntas. Faça isso e poste aqui. Veja o que escrevi abaixo sobre drivers ATI. Não tenho nenhuma placa desse modelo para testar.

como a maioria (e pelo histórico), estava evitando a compra de placas ATIs.

Fabião's picture
usuário VIP

2683 tibs
+ conexão
Re: Re: Re: Re: Re: Re: Eu acho que não compensa. O
08/06/2008 - 18:43

Só falta eu consegur fazer a placa de rede Wireless funcionar.

Estão me mandando compilar o módulo, mas pra isso eu preciso dos "build-essential", e sem internet eu não posso usar o APT.

As vezes o Linux não é lindo? Adoro isso.

luizzeross's picture
295 tibs
+ conexão
[OFF-TOPIC] Calma, o mesmo
08/06/2008 - 19:11

[OFF-TOPIC]

Calma, o mesmo acontece quando eu esto no Vista e não tenho Wireless, porém, pro Vista as Realtek RTL8180 e as LG LWG5400P nem com reza, não existe driver. Quanto ao build-essential, eu lembro que ele ficava dentro da ISO (disco) do Ubuntu ou Debian, tanto é que quando eu usei o Ubuntu 5 precisei do NDISWRAPPER para a wireless, dai, so com o build-essential e mais outras coisinhas, dai olhei no disco, tinha ele lá. Da uma checada ai na iso, vem vários pacotes que não são instalados por padrão. Se não tiver, vai ter que fazer o que fazemos em qualquer SO sem conexão: vai no outro SO ou outro PC, puxa os pacotes deb (build-essential e suas dependencias) no site do Ubuntu e manda o dpkg -i *.deb!! =)

NOTA: Estou no Slackware 12.1, tudo bonito! A primeira coisa que configurei logo após o ALSA, foi a wireless, e foi pior ainda: adicionar o source do modulo na raiz do fonte do kernel e recompilar os modulos todos (demorou 25 minutos). Mas funcionou e aqui estou eu navegando!! E o Slackware ta rapido como sempre!! Adoro ele!

___

Fabião's picture
usuário VIP

2683 tibs
+ conexão
Re: [OFF-TOPIC] Calma, o mesmo
08/06/2008 - 19:31

O problema é o "Suas dependências".

O Build Essentials tem umas 10, que também tem as suas 10 dependências...

Por sinal, é uma RTL8185 a placa.

O problema maior é que o ndiswrapper tem no CD do Ubuntu. Mas instalando os drivers, ele acha as redes, conecta, mas não transfere dado nenhum...

No Vista a minha placa é reconhecida sozinha... No XP necessita de driver. Mas daí não há problema, porque o driver existe e está no site da fabricante...

luizzeross's picture
295 tibs
+ conexão
OFF... Sim! Da 8180 não
08/06/2008 - 20:09

OFF...

Sim! Da 8180 não tem, só da 8185 que já é outro chipset. A 8180 é mais velha, comprei na mesma época da LWG5400P, que é um lixo. Mas esta 8180 é uma dor de cabeça, no Ubuntu 6 ela ja era reconhecida e instalada junto com a LWG5400P, porém, a partir do 6.10, o suporte pra ela saiu também, ficou so da LWG5400P. No Vista não consegui nenhuma das duas funcionando. O ideal mesmo, é usar um roteador wireless e utilizar cabo pra não ter dor de cabeça em lugar nenhum. Quanto as dependências, olhe o que precisa, pois o build-essential é um meta-pacote, ele instala o make, gcc, cmake, glib e por ai vai, se você souber do que precisa exatamente, só vai precisar pegar algumas coisas, senão, vai ter mesmo que arrumar outra conexão. Agora quanto sua plaquita, tem quanto tempo que tem ela? USB ou PCI? Quanto foi? Ela eh padrao B ou G?? Qual a fabricante? Eu ja quis ter uma, ja que todo lugar que mando "modprobe -l | grep rtl" aparece ou ela ou a 8187 Valeu!!
___

Fabião's picture
usuário VIP

2683 tibs
+ conexão
Uhhu ! Quem quer recompilar
09/06/2008 - 11:01

Uhhu !

Quem quer recompilar kernel pro driver de wireless funcionar no Ubuntu ?

-EEEEEU ! Respondem todas as crianças do circo.

Então, o tio Shuttleworth vai conseguir a proeza de cagar uma distribuição com um bug atrás do outro pra diversão de vocês !

-EEEEEEEE !

Eles não sabem nem numerar as suas próprias versões direito...

Que deu neles? As outras versões do Ubuntu eram muito menos bizarras do que esta está sendo...

Windowzaram o Ubuntu.

Situação:

O APT ficou doido, não achava os pacotes que estavam no CD mesmo eu especificando o repositório do CD. Fabio pensa... bom, não acha? Instalo com o dpkg. Mas o que Fabio não sabia é que há dependências FALTANDO pra pacotes que estão dentro do CD. Versões erradas de arquivos. Logo, por dpkg não dava sem forçar. Instalação forçada, funcionou.

Mas, o que é uma flatulência fétida para quem está sofrendo de problemas de esfíncter em ocasião imprópria, não é mesmo? O driver da placa de rede é pro kernel 2.6.22.

Torna o fabio "patchear" e recompilar o driver pro kernel 2.6.24.

Mas agora eu tenho internet, né !

Algo simples, que qualquer pateta aqui da minha cidade que assine internet via rádio faça... coisa simples.

Linux for Human Beings.

luizzeross's picture
295 tibs
+ conexão
Re: Uhhu ! Quem quer recompilar
09/06/2008 - 11:19

Eu to tendo pala de risos aqui!! HUAHAUHAUHA!! Minha nossa!! E pior que eu vivo a mesma vida, "Internet a rádio"... só que não é assinada, é safadada mesmo =) . Eu nem cheguei a instalar o Ubuntu 7.10, já tava cheio do que a maquina do serviço fazia depois de 3 dias ligada, ficava quase morta, o que não acontecia com outras distro. Cara, tenta o Mandriva 2008, eu gostei pra caramba mesmo, dai, acho que tu so vai precisar do firmware da wireless e copiar pro /lib/firmware. Senão, tenta o openSuSE, ta muito bom também. Talvez até o Slackware esteja mais entendível que o Ubuntu. Bicho, ele mostruo 5.04 ou eu to ficando louco?
___

Fabião's picture
usuário VIP

2683 tibs
+ conexão
Re: Re: Uhhu ! Quem quer recompilar
09/06/2008 - 11:27

Não, não está louco...

Ele realmente nomeia o Hardy como "5.04".

Eu não sei se esta é a origem do problema que ocorre quando você manda montar o tal repositório e usar o apt. Ele pede o CD do Ubuntu que já está no drive.

Abrindo e fechando o drive, funciona pro primeiro pacote. Os demais, ele reclama que o CD do "Ubuntu 8.04" não existe no drive e pede pra inserir. Desta vez abrir e fechar não funciona, porque o drive está bloqueado.

Keaton's picture
usuário VIP

3292 tibs
+ conexão
Re: Re: [OFF-TOPIC] Calma, o mesmo
09/06/2008 - 03:15

funciona com o ndiswrapper.. Sticking out tongue

luizzeross's picture
295 tibs
+ conexão
ahuhauhauhauhau!! OFF - 2:
09/06/2008 - 03:24

ahuhauhauhauhau!!

OFF - 2: "Magic Missile"... abri essa p*rra de GIF no Gimp so pra ver que diabos era isso que piscava!! Um rato!! Hahahahahh!!!

___

Keaton's picture
usuário VIP

3292 tibs
+ conexão
Re: ahuhauhauhauhau!! OFF - 2:
10/06/2008 - 00:10

off: não é rato.

Wallacy's picture
Usuário Linuxusuário VIP

Membro desde: 28-Out-2007
1153 tibs
+ conexão
Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Eu acho que não compensa. O
09/06/2008 - 00:46

Isso é coisa de Ubuntu! Precisa compilar uma coisa, mais não pode ser internet! hehe....

luizzeross's picture
295 tibs
+ conexão
Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Eu acho que não compensa. O
09/06/2008 - 00:53

HASHDOUASHOUHASODUHSOAUHOUASDHUO!!! Mas pode sim, é covardia colocar o Slackware que são 3 discos, o openSuSE que é um DVD ao lado do Ubuntu seco de 1 CD, se ele tivesse a versão DVD, teria o kernel-source, o build-essential, e mais besteiras na mídia. =) Mas o problema é que eles pregam o Ubuntu como 1 CD mesmo, até o shipit não manda ele em DVD pra agilizar, e a mídia ta barata hoje em dia!!
___

Wallacy's picture
Usuário Linuxusuário VIP

1153 tibs
+ conexão
Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Eu acho que não compensa. O
09/06/2008 - 01:00

O opensuse também tem versão em CD Smiling Sei como é! Por isso sempre uso a versão em DVD. Apesar que a CD tem toda a parte de compição também...

Eu ia editar meu comentario mais vc me atrapalhou... O que eu ia adiconar é:

"Agora sobre os drivers. Parece que depois que a AMD voltou a patrocinar o SUSE a Novell contratou alguns funcionarios para "ajudar" o pessoal da AMD com o drive para Linux (não to falando do outro drive que open que ela está desenvolvendo), e segundo relatos melhorou bastente a qualidade!

Sobre a net, acho que no synaptic tem como adicionar o CD como se fosse um repositorio... Faz isso e depois deixa ele resolver as dependencias..."

Já que falaram que o Ubuntu tem os pacotes no CD então deve funcionar direito...

luizzeross's picture
295 tibs
+ conexão
Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Eu acho que não compensa
09/06/2008 - 01:12

Exato!! Tem como sim!! Mas agora isso aqui que era uma duvida sobre SLI x Xbox 360 ta virando um forum open-source na veia! Hauhauhaua! Bora parar!! E ai Wallacy, Crossfire de HD3870 ou Xbox 360?
___

Wallacy's picture
Usuário Linuxusuário VIP

1153 tibs
+ conexão
Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Eu acho que não comp
09/06/2008 - 15:19

Eu fico com o Xbox 360!

luizzeross's picture
295 tibs
+ conexão
Ta certo que não vamos
08/06/2008 - 15:22

Ta certo que não vamos jogar Crysis no Linux, o máximo que usamos das nossas VGA no Linux, é um Counter-Strike no Wine, um Neverball ou um X-Moto, coisas bem simples, uns screensavers bonitos em OpenGL e o Compiz, mas mesmo assim, da ultima vez que usei, estava mais aconselhável utilizar o driver OpenSource que o da ATI, o da ATI so tinha ganho no 3D, no resto era tudo igual, as vezes eu até ficava com preguiça jogava tudo pro alto e usava o driver VESA, o super lento e genérico pra qualquer vga! Mas mesmo assim, eu gostei de usar nVidia no linux, tem até um splash quando chama o X Smiling .

AHH Também concordo com o risco do 360, a Microsoft anda pisando na bola com os video games dela, desde o começo, como a retro-compatibilidade parcial do 360, aqueles volantes arcade caros que estragam e até fedem plástico queimado quando, 3 red lights... complicado! Mas parece que os releases da metade de 2007 pra cá andam bem estáveis.
___

Salsinha's picture
2086 tibs
+ conexão
Re: Re: Re: Eu acho que não compensa. O
08/06/2008 - 09:43

Qual a configuração de sua máquina? Confio mais nos testes do tomshardware que nesses "caseiros". Para jogos como Crysis é importante um bom processador. Para conseguir fazer aquela vegetação, por exemplo, ele faz muito pré-processamento antes de mandar informação para o pipeline da placa de vídeo (sim, a vegetação é procedural e não modelada).

Fabião's picture
usuário VIP

2683 tibs
+ conexão
E8400 4Gb Ram HD3870 O
08/06/2008 - 14:31

E8400
4Gb Ram
HD3870

O problema é as sombras e o POM. Com sombras no Medium e sem Parallax Occlusion Mapping (r_UsePom=0 no console) o jogo faz 30 fps fácil em 1024x768. Isso na ilha, porque eu não joguei o jogo todo com a 3870.

As sombras realmente não dão uma diferença de visual enorme no medium não, só o fato de ficarem borradas a distância. O POM faz uma diferença enorme.

A idéia era tacar tudo no very high pra ver se era viável jogar daquele jeito, e com a HD3870 não é. Uma 9800GTX talvez, mas mesmo assim, acho que em certos pontos o frame rate deva cair bastante.

E a vegetação é procedural, mas via Pixel Shader. Usa só a GPU, exceto os troncos das árvores, que são polígonos mesmo. Isso dá pra ver quando você manda o jogo compilar os shaders "on the fly", e a paisagem fica toda sem folhas antes da compilação dos shaders da vegetação. E ela é gerada até um certo ponto no Z-Buffer; a partir de uma certa distância, ela vira textura pra não sobrecarregar a placa.

No Very High, a distância em que a vegetação dinâmica ocupa em relação a profundidade do cenário é insana, daí um dos motivos da queda do frame-rate: Como toda folhinha tem sombra, e sombra é "GPU intensive", reduzir a sombra resolve.

Salsinha's picture
2086 tibs
+ conexão
A SLI não vai dar o dobro
07/06/2008 - 18:58

A SLI não vai dar o dobro do desempenho, como muitos pensam. O ganho é de apenas 30%. Dê uma olhada no tomshardware.

Ex.: 3DMark06
- Nvidia 8800 GTX SLI = 7676
- Nvidia 8800 GTX = 5781
- ATi HD3870 = 5941

Se é para jogo, o melhor é um console. Os jogos são feitos e testados para a plataforma e normalmente tem títulos exclusivos que não saem para PC (ou demoram mais para serem lançados).

luizzeross's picture
295 tibs
+ conexão
07/06/2008 - 20:25

Po... vcs me salvaram da pior burrice então!! Caramba, depois de tanto falarem da ATI ta perdendo pra nVidia e etc etc etc... ela ainda me surpreende bem mais!! Po, que diferença!! Essa ATI sai mais barata para meus ouvidos, se ja estou de saco cheio desse cooler aqui zunindo igual mosca, imaginem se fossem 2?? Eu nem quis pegar uma ATI por causa do linux, que o suporte deles é meio molenga comparado com o da nVidia, mas isso aí é uma tentação!!
___

Mackanov's picture
Membro desde: 15-Fev-2007
150 tibs
+ conexão
08/06/2008 - 03:33

Só resta dizer que o suporte às placas ATI/AMD no Linux mudou da água pro vinho de uns tempos pra cá. Boa sorte!

luizzeross's picture
295 tibs
+ conexão
Re: Re: Re: SLI ou XBOX 360 ???
08/06/2008 - 03:55

Bom, até fevereiro, eu estava com minha Radeon 9600, e tive algumas dores de cabeça pra compilar os drivers dela no openSuSE 10.3, é meio nojento, tanto é que meu colega me ofereceu troca em uma GeForce 6200 e eu aceitei, melhorou minha vida no Linux, e eu ainda peguei uma grana. Foi esse o motivo REAL de eu ter optado por nVidia desta fez, além do Silent Hill 4 que dava pau nas Radeon 9600 e não tinha driver ou patch que corrigisse. =(
___

Salsinha's picture
2086 tibs
+ conexão
08/06/2008 - 09:33

Qual a placa que você usa? Na empresa tenho umas com ATI, mas são mais antigas (nenhuma HD). Mas está tudo rodando bem. Parece realmente que os drivers estão bem melhores. Mas a NVidia eu estou um pouco desapontado. Algumas placas mais antigas os drivers mais novos estão bagunçando um pouco algumas placas mais antigas (séries 6xxx). Mas nada que uma configuração não resolva.

É impressão minha ou a ATI já está com drivers tão bons quanto da NVidia para Linux?

Keaton's picture
usuário VIP

3292 tibs
+ conexão
08/06/2008 - 15:25

Se a tua idéia é jogar no pc mesmo e tu já tava disposto a gastar 1000 num xbox 360..
Por que não Crossfire de 3870? Sticking out tongue

luizzeross's picture
295 tibs
+ conexão
08/06/2008 - 15:49

Pq vou ter que comprar outra placa mãe, e as placas pra SLI tão caras, e aquela P5n-E da Asus não me agrada nem um pouco. Mas se o CrossFire não dobra o desempenho, eh muita grana gasta pra aumentar 30% do desempenho. Acho que vou é comprar o video game mesmo, ainda mais que vendi o Wii, e a tv ta aqui sem utilidade.

[off]
Po, ainda bem que vc me avisou da ultima estrela no mario galaxy, senão eu teria vendido sem ter pego ela, joguei rapidão com o Luigi e peguei as duas últimas com os dois!! Joguei também o Sunshine, mas ele é um pouco xarope, poucas fases e muita moeda azul pra achar.
___

Fabião's picture
usuário VIP

2683 tibs
+ conexão
09/06/2008 - 11:05

Vou abrir outra frente de comentários aqui.

Sanado o "pequenino" problema da internet, vamos ao driver da ATI.

TENTAREI testar com o compiz, o google earth, o tux racer e o Doom 3, pra avacalhar.

A primeira idéia é instalar o driver que está no repositório e ver se rende satisfatóriamente.

Mais informações daqui a pouco.

Fabião's picture
usuário VIP

2683 tibs
+ conexão
Bom começo, o driver de
09/06/2008 - 11:31

Bom começo, o driver de vídeo do repositório funciona e habilita o compiz que vem com o ubuntu sozinho.
E tem aceleração 3d certinha, acho:

fabio@fabio-desktop:~$ fglrxinfo
display: :0.0 screen: 0
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: ATI Radeon HD 3870
OpenGL version string: 2.1.7412 Release

fabio@fabio-desktop:~$ glxgears
69552 frames in 5.0 seconds = 13910.261 FPS
74004 frames in 5.0 seconds = 14800.720 FPS
74167 frames in 5.0 seconds = 14833.358 FPS
73531 frames in 5.0 seconds = 14706.176 FPS

luizzeross's picture
295 tibs
+ conexão
Re: Bom começo, o driver de
09/06/2008 - 12:00

Caramba, uma coisa que gosto no pacote da ATi são o fgl_glxgears, e o fglrxinfo. Mas então, ta aqui o meu glxgears

ECS nVidia 8600 GT 256 MB DDR3 128 bit

gblue@darkstar:~$ glxgears

35501 frames in 5.0 seconds = 7100.128 FPS
36606 frames in 5.0 seconds = 7321.182 FPS
35650 frames in 5.0 seconds = 7128.276 FPS
34963 frames in 5.0 seconds = 6991.716 FPS

So a metade, aqui no Slackware, mas não sei, to achando que não ta bem configurado ainda, pq o glxgears ta dando umas travadinhas leves. Talvez se mexer um pouco ele aumente um pouquinho, mas gostei do desempenho dessa HD3870. Se fosse a X2 então, ia ser o bicho. Vou considerar trocar VGA no lugar de comprar logo um Xbox360. Bom que talvez eu me livre desse cooler que ta batendo mais de um mes aqui, fazendo aqueles ruídos fora de ritmo e me tirando a paciência.

Agora uma pergunta: O CrossFire tem melhor desempenho no geral que um SLI ??

___

Fabião's picture
usuário VIP

2683 tibs
+ conexão
Sobre isso: Fato 1: A ATI
09/06/2008 - 13:59

Sobre isso:

Fato 1: A ATI sempre foi uma porcaria pra OpenGL. Não me assustaria se a 8600Gt fosse melhor do que ela.
Ponto é que isso melhorou MUITO de uns tempos pra cá.

Fato 2: Não há nada pesado o suficiente que rode no linux que justifique a aquisição de uma placa desta pra usar no mesmo. Me arrisco a dizer até que não tem nem jogo que justifique uma 8600Gt.

Fato 3: Esquece GLXGears. Doom 3 que me assustou. Tá MUITO rápido: Lembrando que com uma X800GTO, pra jogar direito no Linux, eu tinha que retirar as sombras.

Fato 4: Tanto crossfire quanto SLI são uma furada. O dobro do preço por 50% a mais no desempenho, no máximo. Não tem muita diferença do Crossfire pro SLI neste caso, mas o SLI tende a ser melhor por um melhor suporte dos drivers da Nvidia pra isso.
Lamentando, aliás, a ATI não tem suporte a Crossfire pra jogos OpenGl. Isso tornaria uma HD3870X2 inútil no Linux.

Salsinha's picture
2086 tibs
+ conexão
09/06/2008 - 11:43

Legal Fabião. Mas acho que seria melhor abrir um outro Post. Esse assunto já está se tornando OFF topic (SLI ou XBOX 360). Sei que fui um dos que comecei com ele e por isso estava evitando comentar.

Fabião's picture
usuário VIP

2683 tibs
+ conexão
09/06/2008 - 13:49

Pronto, pronto...

Membro desde: 30-Jun-2008
1 tib
+ conexão
30/06/2008 - 13:05

Dependendo da situação eu ficaria com o PC e a 8600GT ou uma mais poderosa desde que custasse pouco.

Se essa ATI HD é bem mais show que um SLI de 8600GT com certeza é suficiente para rodar jogos com qualidade melhor que o X-360. Praticamente todos os jogos do X360 são 1280 x 720 linhas nativas, essa resolução acho que uma 8600GT sozinha já aguenta usando bons recursos se bobear até iguala. Vale lembrar também que os jogos no X rodam sempre a 30 fps, muito raro um que rode a 60 fps e meio fábula que esses Vgs rodem jogos em 1080 linhas puro (pago pra ver).

luizzeross's picture
295 tibs
+ conexão
30/06/2008 - 13:24

Bom, a 8600 GT, so rodo aqui em 900x600, ainda meio devagar, mesmo com o último driver que deu ganho em desempenho. Quanto aos video games, não sei a respeito, a se eles não rodam aos 1080p, então, concerteza perceberemos graves diferenças em televisores LCD, que foi o que ocorreu quando coloquei o Wii no meu de 22' Wide, ficou deplorável, serrilhados por todas as partes.
___

Ar4Gorn's picture
Membro desde: 25-Jul-2008
9 tibs
+ conexão
25/07/2008 - 13:31

Olha cara, tanto quanto SLI e Crossfire ainda não funcionam muito bem. Pode ser que futuramente saia algum driver ou jogo que de fato utilize bem essa tecnologia, mas não é o caso hoje. E outra, já que a placa em questão é a 8600GT, definitivamente eu não aconselharia o uso do SLI Sad
Se possivel, pode comprar o Xbox 360 sem pensar. Com certeza você vai durar mais tempo com lançamentos, e você vai obter uma melhor performance, já que daqui algum tempo a 8600GT vai estar "broxando". Fora que não vai ter dor de cabeça com esse negocio de configuração, o unico problema vão ser as 3RL, mas ai é só pegar um Falcon e ter alguns cuidados que já ta massa.
Agora se mesmo assim você quiser investir no PC, ao invez de comprar mais uma 8600GT, eu aconselharia você a vender a que você já tem, e comprar uma 9600gt, ou melhor, uma 8800. Você não vai gastar tanto, e vai ter uma performance superior a que teria usando SLI.
E a, conselho, compre também um controle de 360, vai melhorar e muito a sua jogatina ;D

Opções de exibição de comentários

Selecione seu modo de exibição dos comentários favorito e clique "Salvar opções" para ativar suas mudanças.

Design Wenetus